Políticas públicas para os idosos portadores do mal de Alzheimer

Public policies for the older carriers of Alzheimer’s evil

Políticas públicas para los ancianos portadores del mal de Alzheimer

  • Angelica Fagundes Universidade Federal do Rio Grande (FURG) (Rio Grande do Sul, Brasil)
  • Janice Lima Lima Universidade Federal do Rio Grande (FURG) (Rio Grande do Sul, Brasil)
  • Gustavo Baade Andrade Universidade Federal do Rio Grande (FURG) (Rio Grande do Sul, Brasil)
  • Janaina Cassana Mello Yasin Universidade Federal do Rio Grande (FURG) (Rio Grande do Sul, Brasil)
  • Evilin Diniz Gutierres Universidade Federal do Rio Grande (FURG) (Rio Grande do Sul, Brasil)
  • Marlene Teda Pelzer
Palabras clave: Ancianos, Políticas públicas, Alzheimer
Key-words: Senior citizen, Public policy, Alzheimer
Palavras chave: Idoso, Políticas públicas, Alzheimer

Resumen

Abstract

Resumo

Bibliografía

1. Abreu CB, Val EM. Políticas públicas de saúde para idosos com Alzheimer. Revista Novos Estudos Jurídicos. 2015 maio-ago; 20(2).
2. SouzaTEC et al. Potenciais Cuidativos na situação Crônica do Alzheimer: Cenas do Cuidado pelo Homem-Esposo. Rev. Min. Enferm. 2016; 20:3946.
3. Willig MH, Lenardt MH, CaldasCP. A longevidade segundo histórias de vida de idosos longevos. Rev. Bras.Enferm. 2015; 68(4):697-704.
4. POLTRONIERE, S.; CECCHETTO, F. H.; SOUZA, E. N. Doença de Alzheimer e demandas decuidados: o que os enfermeiros sabem? Ver. Gaúcha Enferm. 2011; 32(2):270-8.
5. Brasil. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2006
6. Ministério da Saúde (BR). Portaria 703, 12 de abril de 2002. Dispõe sobre a necessidade de adotar medidas que permitam organizar a assistência aos portadores da Doença de Alzheimer, em todos os aspectos nela envolvidos. DOU, 16 de abril de 2002.
7. Ministério da Saúde (BR). Portaria 702, 12 de abril de 2002. Dispõe sobre a criação de mecanismos para a organização e implementação de Redes Estaduais de Assistência à saúde do idoso. 16 de abril de 2002.
8. Ministério da Saúde (BR). Portaria 1395, de 10 de dezembro de 1999. Dispõe da aprovação da Política Nacional de Saúde do Idoso. 10 de dezembro de 1999.
9. Ministério da Saúde (BR). Portaria 249 de 16 de abril de 2002. Dispõe da aprovação das Normas para cadastramento de Centros de Referência em Assistência à Saúde do Idoso. DOU. 16 de abril de 2002.
10. Brasil. Lei 10.741/03, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre a criação do Estatuto do Idoso. DOU. 1º de outubro de 2003

Novedades
Estadísticas
Cómo citar
1.
Fagundes, Angelica; Lima, Janice Lima; Andrade, Gustavo Baade; Yasin, Janaina Cassana Mello; Gutierres, Evilin Diniz; Pelzer, Marlene Teda. Políticas públicas para los ancianos portadores del mal de Alzheimer. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental. 2019; 11(1): 237-40. Disponible en: http://ciberindex.com/c/ps/P111237 [acceso: 25/09/2023]
Sección
Revisão Integrativa de Literatura
Comentarios

DEJA TU COMENTARIO     VER 0 COMENTARIOS

Normas y uso de comentarios


Hay un total de 0 comentarios


INTRODUCIR NUEVO COMENTARIO

Para enviar un comentario, rellene los campos situados debajo. Recuerde que es obligatorio indicar un nombre y un email para enviar su comentario (el email no sera visible en el comentario).

Nombre:
e-mail:
Comentario: